Weby shortcut
Palestrante: Michele

Palestrante: Michele Barros Souza

Quer descobrir como estimular o uso de games nas escolas para auxiliar no processo de ensino aprendizagem? Venha, que a Michele tem muito a nos contar a respeito! 

Michele Barros Souza

Foto Palestrante Michele

Graduada em Letras na Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente, cursa Bacharelado em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Já atuou como Analista de Sistemas na empresa TOTVS e hoje é Analista de Gestão Administrativa na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Inhumas. É apaixonada em Ciência, Filosofia e Tecnologia, além de estudiosa da área de Inteligência Artificial e suas complexidades e mistérios.

Palestra: Games: A Disrupção no Processo de Ensino Aprendizagem dos Nativos Digitais

Este trabalho pretende estimular o uso de games nas escolas para auxiliar no processo de ensinoa prendizagem dos nativos digitais. O uso desse tipo de ferramenta pedagógica pode estimular a leitura literária, bem como a produção de textos, aumentar a leitura de mundo do aluno, aflorar mais a criatividade dos alunos, possibilitar a formação de opinião e autonomia crítico-reflexiva etc. E é crescente o quadro de desmotivação nas escolas com a leitura, com a literatura e também com a redação, e a chamada geração Y é caracterizada pela rapidez, agilidade e fluidez que o mundo digital oferece, ou seja, para se alcançar os nativos digitais pedagogicamente falando, é necessário investir em metodologias que eles compreendem até melhor que muitos professores. E não é possível falar de uma boa produção de textos sem falar em literatura, em leitura de mundo, ambas são como duas faces de uma mesma moeda. Assim, esse trabalho pretende apresentar uma possível aplicação do jogo lançado pela Visceral Games, Dante's Inferno, com o intuito de ampliar a visão de professores para novas oportunidades no uso de metodologias disruptivas para alcançar os “nativos digitais” e influenciar a leitura literária, a produção de textos, a formação de opinião etc. O jogo escolhido reproduz a obra literária do autor Dante Alighieri, A Divina Comédia, escrita entre 1304 e 1321, na Itália. Este artigo então, pretende demonstrar o caráter educacional do jogo e traçar uma análise dos pontos fortes que ele apresenta e que podem ser explorados nas aulas de língua portuguesa, história, geografia, por exemplo, já que atividades pedagógicas mais “inovadoras” tornou-se um desafio real para muitos professores no cenário educacional brasileiro.

Garanta sua vaga na palestra da Michele, inscreva-se!

 

Categorias : palestrantes

Listar Todas Voltar